Tóquio, Surpreenda-se com suas Curiosidades.


Tóquio, Surpreenda-se com suas Curiosidades.
Tóquio, Japão.

Tóquio no fim da 2º Guerra e Hoje em Dia. Mais de 50% da cidade foi destruída por bombardeios dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha.

Em primeiro lugar, Tóquio. Em um único dia, 120 mil civis japoneses morreram, um número maior que as vítimas das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki somadas.

Cerca de 1 milhão de japoneses ficaram desabrigados, a maior parte composta de civis que nunca participaram da guerra.

Histórias de Guerra (Tóquio, Japão)

Antes de tudo, mais de 1.665 toneladas de bombas incendiárias – meio milhão de cilindros de napalm, jogados em apenas um dia em Tóquio. 

Assim, conhecido como a “Noite da Neve Negra”, 9 de março de 1945. Boa parte de Tóquio era feita de madeira, o que aumentou o alcance das chamas.

Portanto, as temperaturas oscilavam entre 600 e 1000 ºC, derretendo o asfalto em muitas áreas. O bombardeio foi uma represália à Guerra do Pacífico e ao Império Colonial japonês, que havia ocupado o leste da China, Coréia e boa parte do sudeste asiático.

Curiosidades de Tóquio

Contudo os Aliados preocuparam-se em “não serem precisos” em seus bombardeios, mirando especificamente em bairros civis e não militares.

Inicialmente, a atitude foi criticada, mas depois amplamente adotada pelos Aliados. O alto número de vítimas civis seria uma estratégia para apressar a rendição do Eixo.

Após o Japão ser derrotado em 1945, foi ocupado pelos EUA até 1970 tendo sua própria constituição alterada e seu exército desmantelado. 

Dessa forma, o imperador Hirohito permaneceu no poder mas de forma simbólica. Com o fim da 2º Guerra e início da Guerra do Coréia em 1950, os EUA investiram para estabelecer o Japão como um país anticomunista e de forte economia.

Renascimento e Paz

O presidente Nixon transformou a moeda japonesa, o iene, em uma moeda não-lastreada, permitindo maior número de investimentos.

Assim, muitas cidades japonesas foram reconstruídas com ajuda dos EUA, tornando-se exemplos de “cidades globais” como Tóquio, Hiroshima e Nagasaki.

Desse modo, o processo também facilitou a inflação a longo prazo, algo que estourou em 1990 conhecido como a “década perdida do Japão”.

Hoje, o Japão é o país com a maior dívida pública do mundo e uma baixíssima taxa de natalidade, gerando um grande problema para as gerações seguintes.

Veja mais lugares incríveis e curiosidades de suas cidades e pontos turísticos: 

Monte Rushmore, Dakota do Sul

A cidade circular: Curiosidades de Bagdá, Iraque

Comente o que você achou do artigo! Não esqueça de compartilhar conhecimento com seus amigos e familiares. 

Portanto, para saber mais de cidades, pontos turísticos e viagens é só continuar no seu Blog de Viagens e Férias.