Lisboa, a Transformação da Praça do Comércio.


Lisboa, a Transformação da Praça do Comércio.
Lisboa

É um dos locais mais característicos de Portugal, uma praça em formato de “U” na beira do Rio Tejo, composta de 79 arcos. Até 1990, servia como um estacionamento, possuindo cancelas em diferentes pontos.

Lisboa. Em primeiro lugar, a história da praça é antiga: em 1511 o rei D. Manoel ordenou a construção do Palácio da Ribeira no mesmo local como sede do governo.

O Palácio em Lisboa

Antes de tudo o palácio era semelhante ao formato com a atual Praça do Comércio. Assim possuía edifícios administrativos que lidavam com o comércio entre Portugal, Europa e suas colônias na América, África e Ásia.

Continha uma biblioteca real de mais de 70 mil livros, muitos sobre o Brasil colonial, já que a impressão de livros era proibida em solo brasileiro.

Contudo, recebeu portos e estaleiros, onde desembarcavam a aristocracia, estrangeiros e os principais produtos do país. Em 1755, um grande terremoto atingiu Portugal, com efeitos devastadores em Lisboa e Casablanca.

Curiosidades sobre Lisboa

Durando de 3 a 6 minutos, matou de 30 a 50 mil habitantes, gerando fissuras no solo de até 5 metros de largura que destruiu edifícios inteiros. Além disso o Palácio da Ribeira foi totalmente arrasado e cerca de 40 minutos após o terremoto, um tsunami de 10 metros de altura atingiu Lisboa.

Boa parte dos livros da biblioteca foram destruídos. Alguns destes foram transportados para o Brasil, hoje na Biblioteca Nacional do RJ e outros na Biblioteca Nacional de Lisboa.

História

A tragédia foi responsável por um aumento de impostos sobre o Brasil, em Minas Gerais, Pernambuco e Bahia, com a finalidade de reconstruir Portugal.

Após o desastre, o Primeiro Ministro de Portugal, Marquês de Pombal, coordenou um esforço com arquitetos e engenheiros por todo país. Baseado no design do Palácio da Ribeira, a Praça do Comércio foi construída no século 18, mas apenas em 1873 seu principal arco foi inaugurado.

Pombal também reurbanizou as principais cidades do Brasil colonial, como Salvador. No século 19 e 20, a praça foi palco dos principais acontecimentos históricos do país e hoje abriga estabelecimentos comerciais, culturais e governamentais.

Veja mais lugares incríveis e curiosidades de suas cidades e pontos turísticos: 

Viena, Áustria

Dubai

Palenque, cidade Maia

Enfim, comente o que você achou do artigo! Não esqueça de compartilhar conhecimento com seus amigos e familiares. 

Portanto, para saber mais de cidades, pontos turísticos e viagens é só continuar no seu Blog de Viagens e Férias.

5/5 - (1 vote)