Ilha de Rapa Nui, Conheça a Famosa Ilha de Páscoa.


Ilha de Rapa Nui, Conheça a Famosa Ilha de Páscoa.
Ilha de Rapa Nui

Há 887 moais na Ilha de Rapa Nui, a ilha da Páscoa. Construído pelo povo Rapanui entre os anos 1250 – 1500, as estruturas variam de 4-6 metros de altura, pesando de 12 até 80 toneladas.

Inicialmente, a Ilha de Rapa Nui (Ilha de Páscoa) fica a 3700 km do Chile, no Oceano Pacífico, uma das ilhas mais remotas e continuamente habitadas do mundo.

Povo da Ilha de Rapa Nui

Contudo, os Rapanui são um povo polinésio, navegadores que habitaram diversos arquipélagos como a Nova Zelândia, Polinésia Francesa e o Havaí ao longo dos séculos.

Os polinésios fazem parte de um grupo maior, os austronésios. Estes, migraram de Taiwan em 3000 aC e colonizaram o Sudeste Asiático, Madagascar, Oceania e por fim, Polinésia.

Entretanto, em 1722, os neerlandeses foram os primeiros europeus a chegar na ilha durante o período de páscoa, apelidando-a com tal nome. Na época, a região sofria uma provável crise agrícola devido às queimadas.

Território (Ilha de Rapa Nui)

Sem grandes áreas de plantio, muitos rapanui migraram. Com a chegada dos britânicos no fim do século 18, fortes crises de varíola reduziram a população nativa.

Assim, a ilha foi pertencer ao Chile em 1888. Desde então, os moai fascinaram arqueólogos e historiadores, que buscavam explicações de como estruturas tão pesadas.

Entretanto, a devastação de parte da fauna e flora da ilha antes da colonização europeia, assim como a diáspora dos habitantes, foi uma das responsáveis pela teorização de que os moais foram trazidos de outro lugar, o que é falso.

Curiosidades da Ilha de Rapa Nui

Após escavações e estudos com ajuda nativa, concluiu-se que as estruturas foram esculpidas de rochedos próximos da ilha, transportados através de trenós ou na vertical com o uso de cordas.

Portanto, grandes morros de basalto foram mapeados próximo à muitos moais, funcionando como apoio para erguer as estátuas no eixo horizontal – vertical.

Novos estudos sugerem que a civilização da Ilha da Páscoa era mais complexa, diversa e especializada do que se imaginava. Hoje, 60% da população da ilha tem ascendência rapanui.

Veja mais lugares incríveis e curiosidades de suas cidades e pontos turísticos: 

Abadia de Westminster

Antiga cidade planejada Mari, atual Síria

O Reino de Cuxe, Núbia

Enfim, comente o que você achou do artigo! Não esqueça de compartilhar conhecimento com seus amigos e familiares. 

Portanto, para saber mais de cidades, pontos turísticos e viagens é só continuar no seu Blog de Viagens e Férias.