História de Salvador, Curiosidades ao Longo do Tempo.


História de Salvador, Curiosidades ao Longo do Tempo.
História de Salvador

Salvador foi fundada em 1549 pelo governador Tomé de Sousa, erguida em uma baía de terreno íngreme por motivos militares.

História de Salvador. Em primeiro lugar, sua forma influenciou na sua divisão social: na Cidade Alta ocorriam atividades civis e religiosas, enquanto na Cidade Baixa, as comerciais.

Século 19 aos dias atuais

Contudo, no século 17, os tupinambá que moravam a costa da Bahia desde o ano 1000 foram para o interior devido à chegada portuguesa.

Portanto, com o sistema colonial, os europeus trouxeram grandes levas de africanos escravos vindos do atual Angola, Senegal, Congo, Benin e Moçambique.

Assim, em 1720, Salvador era a maior cidade da América, seja em população e economia, com quase 50 mil pessoas, das quais quase metade eram escravos.

Escravos da Capital (História de Salvador)

Antes de tudo, em 1730, quase 99.3% dos escravos da capital baiana eram da África. Por não entenderem a língua portuguesa, assim diminuiria as chances de rebeliões, algo que tornava os nativos mais bem sucedidos nessa questão.

Entretanto, com a chegada da corte portuguesa em 1808, Salvador recebeu diversas estruturas urbanas.

Durante o ano de 1822, Salvador foi palco de algumas batalhas contra os portugueses, como a de Pirajá, que garantiu a vitória brasileira.

Porém, a Revolta dos Malês de 1835, uma das principais revoltas dos escravos do Brasil, ocorreu em Salvador devido ao elevado grau de instrução dos escravos islâmicos.

No início no século 20, a cidade recebeu aterros próximo ao porto e obras de urbanas que integraram o centro histórico com os bairros mais ao sul.

Hoje, com quase 3 milhões de pessoas, Salvador é a cidade mais populosa do nordeste, sendo a Bahia o estado que mais recebe estrangeiros da região.

Veja mais lugares incríveis e curiosidades de suas cidades e pontos turísticos: 

Templo de Kukulkán, México

Ponto turístico Cirene, Líbia

Evolução de Vitória, Espirito Santo

Enfim, comente o que você achou do artigo! Não esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares. 

Portanto, para saber mais de cidades, pontos turísticos e viagens é só continuar no seu Blog de Viagens e Férias.

5/5 - (2 votes)