Goiânia Linda, Transformação ao Longo das Décadas.


Goiânia Linda, Transformação ao Longo das Décadas.
Goiânia Linda

Foi uma das primeiras capitais planejadas do Brasil, após Teresina, Aracaju e Belo Horizonte.

Goiânia Linda Demais, em primeiro lugar, a cidade foi projetada para comportar as tecnologias do século 20, como o automóvel, eletricidade e saneamento básico. Após muita pressão para a transferência da capital de Goiás, em 1932 Getúlio Vargas indicou o interventor federal Pedro Ludovico para construir uma nova capital.

Curiosidades Históricas

Inicialmente, deveria se chamar “Petrônia” em homenagem ao interventor Pedro Ludovico, mas acabou sendo inaugurada como em Goiânia.

Assim, a disposição urbana da cidade deveria partir da Praça Cívica Pedro Ludovico, que comportava os principais prédios governamentais. Após a inauguração de Brasília, Goiânia foi uma das principais cidades do centro oeste que cresceu em população.

Ou seja, a capital foi planejada para uma população máxima de 50 mil habitantes, mas hoje conta com mais de 1,5 milhão de pessoas.

Desenvolvimento (Goiânia Linda)

Por causa do seu rápido crescimento, os novos bairros de Goiânia não seguiram o planejamento da década de 30. Diversas vilas e bairros com condomínios fechados surgiram por toda capital a partir de 1980, como o setor Jardim Goiás.

Assim, a integração urbana que foi uma das principais características da cidade, se tornou mais ausente nas últimas décadas.

Contanto, mesmo mudando do seu plano original, hoje Goiânia é a capital com a maior porcentagem de áreas verdes por habitante, com o maior patrimônio Art Déco do Brasil.

Entretanto, antes da década de 30, a capital de Goiás era Cidade de Goiás, fundada durante o Ciclo do Ouro. Com o fim do pico da mineração, a falta de oportunidades gerou uma diáspora dos habitantes, o que gerou a nova capital.

Veja mais lugares incríveis:

Evolução de Palmas Tocantins

Guerra na Síria

Mudança no Rio Pinheiros SP

Enfim, comente o que você achou do artigo! Não esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares. 

Portanto, para saber mais de cidades, pontos turísticos e viagens é só continuar no seu Blog de Viagens e Férias.